Lista Toponímia


Termo Definição Termos relacionados
Arriba Fóssil da Costa da Caparica
A Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica estende-se ao longo da orla litoral, desde o aglomerado da Costa da Caparica até à lagoa de Albufeira, em território pertencente aos concelhos de Almada e Sesimbra.
Paisagem protegida
Arrábida
Assente na cadeia montanhosa da Arrábida e área marítima adjacente, o Parque Natural da Arrábida, ocupa uma superfície de aproximadamente 17 mil hectares, dos quais mais de 5 mil são de superfície marinha, abrangendo território pertencente aos concelhos de Palmela, Sesimbra e Setúbal.
Parque Natural
Sítios de importância comunitária (SIC)
Parque Marinho Luiz Saldanha
Biomares
Bacia do Hirondelle
A Bacia do Hirondelle é uma bacia situada no Oceano Atlântico Norte, na Região Autónoma dos Açores, entre a ilha Terceira e a ilha de São Miguel. Tem 3200 metros de profundidade máxima e 30 a 60 km de largura por 80 km de comprimento. Faz parte das estruturas tectónicas associadas ao Rifte da Terceira.
Região Autónoma dos Açores
Grupo Central dos Açores
Grupo Oriental dos Açores
Ilha Terceira
Ilha de São Miguel
Rifte da Terceira
Bacia Oceânica
Banco Açor
O banco Açor situa-se cerca de 18 milhas marítimas a Nordeste (NE) do Banco Princess Alice, em 37° 12’ N., 28° 58’ O., com uma profundidade mínima de 144 metros.
Monte Submarino Açor
Banco Princesa Alice
Monte submarino
Banco
Região Autónoma dos Açores
Banco Dom João de Castro
O Banco Dom João de Castro situa-se entre as ilhas Terceira e São Miguel (Latitude 38.12.00º N, Longitude 26.33.00º O). É um edifício vulcânico submarino constituído por um cone vulcânico de vertentes exteriores íngremes encimado por uma pequena cratera rodeada por paredes quase verticais. A base do cone da cratera encontra-se entre os 40 e os 50 metros de profundidade. Da base projectam-se quatro picos, chegando um deles até a um mínimo de 13 metros de profundidade. Esta região está designada como Sítio de Interesse Comunitário (PTMIG0021) no âmbito da Directiva Habitats / Rede Natura 2000.
Monte Submarino Dom João de Castro
Monte submarino
Banco
Ilha de São Miguel
Ilha Terceira
Região Autónoma dos Açores
Sítios de importância comunitária (SIC)
Rede Natura 2000
Banco Gorringe
O Banco Gorringe é um monte submarino situado a sudoeste do cabo de São Vicente, entre duas superfícies abissais profundas: a norte e noroeste, a Planície Abissal do Tejo, que atinge profundidades superiores a 5000 metros, e a sul, a Planície Abissal da Ferradura, a cerca de 4500 m de profundidade. O Banco Gorringe eleva-se até próximo da superfície, com destaque para os dois picos menos profundos: Ormonde, a 48 m, e Gettysburg, a 25 m, apresentando um relevo submarino de grandes dimensões e de vertentes caracterizadas por acentuados e imponentes declives.
Banco
Monte submarino
Ormonde
Gettysburg
Monte Submarino Gorringe
Banco Princesa Alice
O Banco Princesa Alice, é um monte submarino situado a 50 milhas marítimas para Sudoeste da Ilha do Pico e 45 milhas para Sudoeste da Ilha do Faial, nos Açores. O Banco tem uma profundidade mínima de 35 metros, na sua zona ocidental.
Banco Açor
Região Autónoma dos Açores
Ilha do Pico
Ilha do Faial
Banco
Monte submarino
Monte Submarino Princesa Alice
Barrinha de Esmoriz
A barrinha de Esmoriz localiza-se litoral da região Centro de Portugal Continental. A importância da Barrinha de esmoriz reside na presença da lagoa costeira de água salobra, originada pela deposição de areia junto à foz de uma pequena linha de água, com a formação de um cordão dunar que é aberto sazonalmente para renovação da água.
Sítios de importância comunitária (SIC)
Berlengas
Situa-se a escassas milhas do cabo Carvoeiro, é constituída por três grupos de ilhéus que formam o arquipélago das Berlengas: a Berlenga Grande, Estelas e Farilhões/Forcadas.
Reserva Natural
Arquipélago das Berlengas
Ilhas Berlengas
Berlenga Grande
Estelas
Farilhões
Forcadas
Sítios de importância comunitária (SIC)
Zonas de proteção especial (ZPE)
Reserva da Biosfera
Cabo Espichel
O Cabo Espichel é um promontório localizado em Portugal, a oeste da vila de Sesimbra, marcando a extremidade sudoeste da península de Setúbal.
Zonas de proteção especial (ZPE)
Sítios de importância comunitária (SIC)
Cabo Mondego
Situa-se na costa marítima portuguesa, pelo que é banhado pelo Oceano Atlântico, localizando-se na ponta ocidental da Serra da Boa Viagem.
Monumento Natural
Campo Hidrotermal Lucky Strike
O Lucky Strike (37° 17’ - 37° 18' N; 32° 16’ - 32° 17’ O) é um dos maiores campos hidrotermais ativos conhecido. Este campo hidrotermal encontra-se no segmento Lucky Strike que se situa entre os 37° 00’ N e 37° 35’ N, a sudoeste dos Açores e na Crista Média Atlântica. O vale do Rifte neste segmento tem 15 Km de largura e alturas que atingem no máximo os 950 metros de profundidade. A sua parte central tem um vulcão compósito de 13 km de comprimento, 7 km de largura, 430 m de altura que está dividido em duas partes por um vale N-S. A parte ocidental é uma crista estreita alongada, enquanto a parte oriental tem uma forma semi-circular com três cones vulcânicos no seu cume. O campo hidrotermal situa-se numa depressão entre estes três cones. Fluidos hidrotermais são exalados a partir de vários conjuntos de chaminés com temperaturas que atingem os 333°C.
Crista Média Atlântica
Crista Submarina
Campo Hidrotermal
Chaminé Hidrotermal
Rifte
Vale de Rifte
Fonte Hidrotermal
Campo Hidrotermal Menez Gwen
Campo Hidrotermal Menez Gwen
O campo hidrotermal Menez Gwen está localizado no segmento vulcânico a norte do campo hidrotermal Lucky Strike entre 37° 35’N e 38° N (Crista Média Atlântica). A área hidrotermal situa-se entre 37°50.45’ N e 37°50.56’N a 840-870 metros de profundidade (Fouquet et al., 1994). Uma das características deste segmento é a ausência de um rifte central. A principal característica é a existência de um vulcão circular na parte central do segmento. Este vulcão tem 700 metros de altura, e um diâmetro de 17 km. As chaminés deste campo são tipicamente pequenas e essencialmente compostas por anidrite branca, formada pela mistura de água do mar e fluido hidrotermal.
Crista Média Atlântica
Campo Hidrotermal
Chaminé Hidrotermal
Campo Hidrotermal Lucky Strike
Anidrite
Fonte Hidrotermal
Canal de São Jorge
Canal que separa as Ilhas de São Jorge e Pico pertencentes ao Grupo Central do Arquipélago dos Açores.
Região Autónoma dos Açores
Grupo Central dos Açores
Ilha de São Jorge
Ilha do Pico
Canhão de Cascais
Entre o Cabo Raso e o Canhão de Setúbal, o Canhão de Cascais é o mais curto, provocando incisão na plataforma continental com uma extensão inferior a 8 km. Apresenta orientação geral NNE-SSO, a qual passa para NE-SO abaixo dos 1000 m de profundidade, desembocando na Planície Abissal do Tejo. Se bem que apresente pendor muito acentuado na parte inicial (cerca de 200 m/km até 2000 m de profundidade), vai progressivamente moderando esse valor com o aumento de profundidade (40 m/km entre 2000 m e 3000 m de profundidade). Situa-se à Latitude 38° 20' 0" N e Longitude 9° 35' 0" O.
Canhão Submarino
Cascais
Canhão de Lisboa
A cabeça do Canhão de Lisboa situa-se 13 km a Sudoeste (SO) da foz do Rio Tejo e 5 Km a Oeste (O) da costa mais próxima, a uma profundidade de cerca de 120 metros. O canhão com um comprimento total de 37,5 km avança cerca de 28 km para dentro da plataforma (Lastras et al., 2009). Apresenta uma direção N-S e junta-se ao Canhão de Setúbal, a uma profundidade de 2010 metros. Na zona onde estes dois canhões se unem, têm direções praticamente perpendiculares.
Canhão Submarino
Lisboa
Canhão de Setúbal
Canhão de Setúbal
O canhão de Setúbal constitui uma estrutura importante à escala da plataforma geológica portuguesa. O canhão de Setúbal localiza-se ao largo da povoação do Carvalhal, situando-se a sua cabeceira a cerca de 6km da linha de costa e à profundidade de 60m. Trata-se de um canhão do tipo “gouf” de grandes dimensões que se estende por cerca de 150km até à profundidade de 4500m e desenvolve-se segundo a direcção geral E-O até confluir com o canhão de Lisboa, onde inflete para uma direção NE-SO.
Canhão de Lisboa
Canhão Submarino
Crista Média Atlântica
A Crista Média Atlântica (CMA) é uma cadeia de montanhas submarinas no Oceano Atlântico, que vai desde a latitude 87° norte (cerca de 333 Km sul do Polo Norte) até 54° sul (ilha sub-antártida Bouvet). A CMA eleva-se cerca de 3 Km de altura acima do fundo do oceano e tem cerca de 1000 a 1500 Km de largura, com inúmeras falhas transformantes e um vale de rifte axial ao longo do seu comprimento. A CMA separa a Placa Norte Americana da Placa Euroasiática no Atlântico Norte, e a Placa Sul-americana da Placa Africana na Junção Tripla dos Açores. Estas placas continuam a afastar-se, pelo que o Atlântico está a crescer na crista, a uma taxa de cerca 2,5 cm por ano na direção este-oeste.
Monte Submarino Altair
King's Through
Campo Hidrotermal Menez Gwen
Campo Hidrotermal Lucky Strike
Dorsal Médio-Oceânica
Zona de Fratura Hayes
Região Autónoma dos Açores
Ridge
Falha Transformante
Vale de Rifte
Junção Tripla dos Açores
Segmento OH3
Zona de Fratura Maxwell
Áreas marinhas protegidas (AMP)
Convenção OSPAR
Monte Submarino Josephine
Monte Submarino Milne
Crista Submarina
Dorsal Média-Atlântica
Zona de Fratura Este dos Açores
Zona de Fratura Oceanographer
Crista da Serreta
A Crista da Serreta é uma estrutura submarina pouco profunda, que se estende desde a costa Oeste da Ilha Terceira por cerca de 20 km ao longo da direção ONO-ESE.
Crista Submarina
Região Autónoma dos Açores
Grupo Central dos Açores
Ilha Terceira
Douro
O rio Douro nasce na serra de Urbion. Ao longo do seu curso de 927 km até à foz no Oceano Atlântico, junto à cidade do Porto, atravessa o território espanhol numa extensão de 597 km, seguidamente serve de fronteira ao longo de 122 km, sendo os últimos 208 km percorridos em Portugal.
Rio
Estuário
Dunas de São Jacinto
Fica situada no extremo da península que se estende entre Ovar e a povoação de São Jacinto, limitada a poente pelo oceano Atlântico e a nascente por um dos braços da Ria de Aveiro.
Reserva Natural
Estuário do Douro
O Estuário do Douro, situado entre as margens das cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia tem uma extensão de cerca de 20 hectares, englobando a Baía de São Paio (frente do estuário) e a zona arenosa do Cabedelo (parte final do estuário). Dada a sua localização, é um dos melhores locais existentes nesta região para a observação de aves designadamente as espécies migratórias e limícolas.
Zonas Húmidas
Estuário
Estuário do Mondego
Esta zona húmida faz parte do estuário do maior rio exclusivamente português, o rio Mondego. O sítio fica localizado na região Centro, na foz do rio Mondego, a cerca de 1 km a sudeste da Figueira da Foz.
Sítios Ramsar
Estuário
Estuário do Sado
A Reserva Natural do Estuário do Sado situa-se no distrito de Setúbal e abrange os concelhos de Setúbal, Palmela, Alcácer do Sal e Grândola.
Reserva Natural
Sítios Ramsar
Sítios de importância comunitária (SIC)
Zonas de proteção especial (ZPE)
Estuário
Estuário do Tejo
A área protegida do Estuário do Tejo abrange uma área de 14 416 hectares, que inclui uma extensa superfície de águas estuarinas, campos de vasas recortados por esteiros, mouchões, sapais, salinas e terrenos aluvionares agrícolas (lezírias). Insere-se na zona mais a montante do estuário, distribuindo-se pelos concelhos de Alcochete, Benavente e Vila Franca de Xira.
Reserva Natural
Sítios Ramsar
Sítios de importância comunitária (SIC)
Zonas de proteção especial (ZPE)
Estuário
Tejo
Estuários dos rios Minho e Coura
O estuário dos rios Minho e Coura estende-se desde Valença até à foz do rio Minho. Esta área reúne um conjunto de habitats húmidos de elevada importância ecológica incluindo águas estuarinas, bancos de vasa e de areia, sapais, matas ripícolas, caniçais e juncais.
Sítios de importância comunitária (SIC)
Estuário
Gettysburg
É um dos dois picos menos profundos do Banco Gorringe, a 25 metros de profundidade, situado a sudoeste do cabo de São Vicente (36° 31’ N, 11° 34’ O) e possui vertentes caracterizadas por declives acentuados e imponentes.
Monte Submarino Gorringe
Ormonde
Banco
Monte submarino
Pico Gettysburg
Banco Gorringe
Guadiana
O rio Guadiana nasce nas lagoas de Ruidera em Espanha, desenvolvendo-se ao longo de 810 km até à foz, no oceano Atlântico (Golfo de Cádis), junto a Vila Real de Santo António. Em Portugal, o rio tem um desenvolvimento total de 260 km, dos quais 110 km delimitam a fronteira entre Portugal e Espanha.
Rio
Estuário
Ilha Graciosa
A Ilha Graciosa é uma das cinco ilhas do Grupo Central do Arquipélago dos Açores. Possui uma população de 4391 habitantes (2011) para uma área de 61 Km2.
Região Autónoma dos Açores
Ilha Terceira
A Ilha Terceira é uma das cinco ilhas do Grupo Central do Arquipélago dos Açores. Possui uma população de 56437 habitantes (2011) para uma área de 400 Km2.
Região Autónoma dos Açores
Banco Dom João de Castro
Parque Arqueológico Subaquático da Baía de Angra do Heroísmo
Bacia do Hirondelle
Crista da Serreta
Ilha da Madeira
A Ilha da Madeira é a principal ilha (742,4 km²) do arquipélago da Madeira, situado no Oceano Atlântico a sudoeste da costa portuguesa, e que constitui conjuntamente com Porto Santo, as Ilhas Desertas e as Ilhas Selvagens a Região Autónoma da Madeira e o Arquipélago da Madeira. A capital da ilha e da região autónoma é a cidade do Funchal. A ilha da Madeira é de origem vulcânica, o seu clima é subtropical com extensa flora exótica, economicamente é amplamente voltada para o turismo.
Santana
Região Autónoma da Madeira
Ilhas Desertas
Ilhas Selvagens
Macaronésia
Madeira
Ilha do Porto Santo
Monte Submarino Seine
Monte Submarino Josephine
Monte Submarino Pico Pia
Monte Submarino Unicorn
Monte Submarino Rugoso
Ilha das Flores
A ilha das Flores é uma das duas ilhas do Grupo Ocidental do Arquipélago dos Açores. Possui uma população de 3793 habitantes (2011) para uma área de 141 Km2.
Parque Arqueológico Subaquático do Slavonia
Região Autónoma dos Açores
Ilha de Santa Maria
A Ilha de Santa Maria é uma das duas ilhas do Grupo Oriental do Arquipélago dos Açores. Possui uma população de 5552 habitantes (2011) para uma área de 97 Km2.
Parque Arqueológico Subaquático do Canarias
Ilhéus das Formigas
Região Autónoma dos Açores
Ilha de São Jorge
A Ilha de São Jorge é uma das cinco ilhas do Grupo Central do Arquipélago dos Açores. Possui uma população de 9171 habitantes (2011) para uma área de 244 Km2.
Região Autónoma dos Açores
Canal de São Jorge
Ilha de São Miguel
A Ilha de São Miguel é uma das duas ilhas do Grupo Oriental do Arquipélago dos Açores. Com uma população de 137856 habitantes (2011) e uma área de 745 Km2 é a maior e mais populosa ilha dos Açores.
Parque Arqueológico Subaquático do Dori
Região Autónoma dos Açores
Banco Dom João de Castro
Bacia do Hirondelle
Ilha do Corvo
A ilha do Corvo é uma das duas ilhas do Grupo Ocidental do Arquipélago dos Açores. Com uma população de 430 habitantes (2011) e uma área de 17 Km2 é a ilha menos populosa e com menor área dos Açores.
Região Autónoma dos Açores
Ilha do Faial
A Ilha do Faial é uma das cinco ilhas do Grupo Central do Arquipélago dos Açores. Possui uma população de 14994 habitantes (2011) para uma área de 173 Km2.
Monte Submarino Voador
Região Autónoma dos Açores
Banco Princesa Alice
Monte Submarino Condor
Ilha do Pico
A Ilha do Pico é uma das cinco ilhas do Grupo Central do Arquipélago dos Açores. Possui uma população de 14148 habitantes (2011) para uma área de 445 Km2. É nesta ilha que se localiza o ponto mais alto de Portugal com 2351 m de altitude.
Parque Arqueológico Subaquático da Caroline
Região Autónoma dos Açores
Banco Princesa Alice
Canal de São Jorge
Ilha do Porto Santo
Porto Santo é uma ilha Portuguesa situada 43 quilómetros a nordeste da ilha da Madeira no Atlântico Norte. É a ilha mais setentrional e oriental do arquipélago da Madeira.
Ilha da Madeira
Região Autónoma da Madeira
Ilhas Desertas
Ilhas Selvagens
Macaronésia
Porto Santo
Ilhas Desertas
são um sub-arquipélago do arquipélago da Madeira, Portugal, localizadas no Oceano Atlântico. As ilhas estão situadas cerca de 25 quilómetros a sudeste da ponta leste da ilha da Madeira, a Ponta de São Lourenço.
Ilhas Selvagens
Macaronésia
Região Autónoma da Madeira
Desertas
Ilha da Madeira
Ilha do Porto Santo
Ilhas Selvagens
são um subarquipélago do arquipélago da Madeira, Portugal, localizado no Oceano Atlântico. As ilhas estão situadas 165 quilómetros ao norte do arquipélago espanhol das Ilhas Canárias, a 250 quilómetros ao sul de Funchal (Madeira), cerca de 250 quilómetros a oeste da costa Africano e cerca de 1.000 quilómetros a sudoeste da Europa.
Ilhas Desertas
Macaronésia
Região Autónoma da Madeira
Selvagens
Ilha da Madeira
Ilha do Porto Santo
Ilhéus das Formigas
Os ilhéus das formigas localizam-se a Norte da Ilha de Santa Maria no Grupo Oriental do Arquipélago dos Açores. Abrangem uma área emersa de 0,9 ha e têm uma altitude máxima de 11 m.
Ilha de Santa Maria
Região Autónoma dos Açores
King's Through
King's Through é uma Crista dupla com uma depressão central localizada a norte do arquipélago dos Açores entre os 43° e os 45° norte, aproximadamente 700 km a NE da Ilha Terceira, no Oceano Atlântico. Tem cerca de 100 km de largura e 400 km de extensão, com uma direção aproximada NO-SE.
Monte Submarino Antialtair
Crista Média Atlântica
Crista Submarina
Região Autónoma dos Açores
Lagoa da Sancha
Pequena lagoa costeira com vegetação ripícola, localizando-se no sudoeste de Portugal, no Distrito de Setúbal, região do Alentejo.
Reserva Natural
Zonas de proteção especial (ZPE)
Lagoa de Albufeira
A Lagoa de Albufeira localiza-se no concelho da Sesimbra, na freguesia do Castelo (Sesimbra). A Lagoa é alimentada pela água doce das ribeiras da Apostiça, Ferraria e Aiana, e pela água salgada do mar, quando o cordão dunar é aberto oficialmente na primavera. É constituída por três lagoas: a Grande, a pequena e a da Estacada.
Sítios Ramsar
Sítios de importância comunitária (SIC)
Zonas Húmidas
Lagoa de Santo André
Lagoa costeira separada do mar por uma estrita faixa de dunas, localizando-se no sudoeste de Portugal, no Distrito de Setúbal, região do Alentejo.
Reserva Natural
Zonas de proteção especial (ZPE)
Leixão da Gaivota
Ilhéu rochoso localizado junto à costa algarvia.
Zonas de proteção especial (ZPE)
Litoral Norte
Zona de Portugal Continental que se refere ao Parque Natural estendendo-se ao longo de 16 km da costa litoral norte, entre a foz do rio Neiva e a zona da Apúlia. Refere-se também ao SIC, que apresenta um formato linear, albergando a costa norte de Portugal Continental.
---
Macaronésia
É um conjunto de vários arquipélagos (Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde) no Atlântico Norte ao largo da costa da Europa e África.
Ilhas Desertas
Ilhas Selvagens
Região Autónoma da Madeira
Ilha da Madeira
Ilha do Porto Santo
Monte Submarino Altair
O Monte Submarino Altair situa-se a noroeste do arquipélago dos Açores, no flanco oeste da Crista Média Atlântica, fazendo parte da Plataforma Continental Portuguesa. A Área Marinha Protegida do Monte Submarino Altair é uma área de aproximadamente 4409 Km2 delimitada pelas seguintes coordenadas, estabelecida como uma componente das Áreas Marinhas Protegidas pela Rede OSPAR: Latitude N, Longitude O (44.86°, 34.46°; 44.86°, 33.54°; 44.32°, 33.54°; 44.32°, 34.46°).
Região Autónoma dos Açores
Banco
Monte submarino
Áreas marinhas protegidas (AMP)
Convenção OSPAR
Banco Altair
Crista Média Atlântica
Monte Submarino Antialtair
O monte submarino Antialtair está situado a NE dos Açores, na área do King's Through (43º 34’ 24.2’’ N; 22º 23’ 31’’ O). A Área Marinha Protegida do Monte Submarino Antialtair é uma área de aproximadamente 2208 Km2 delimitada pelas seguintes coordenadas, estabelecidas como uma componente das Áreas Marinhas Protegidas da Rede OSPAR: Latitude N, Longitude O (43.82º, 22.78º; 43.82º, 22.10º; 43.36º, 22.10º; 43.36º, 22.78º).
Região Autónoma dos Açores
Banco
Monte submarino
Áreas marinhas protegidas (AMP)
Convenção OSPAR
King's Through
Banco Antialtair
Monte Submarino Atlantis
O Monte Submarino Atlantis situa-se cerca de 300 milhas marítimas a SSO do Arquipélago dos Açores (34° 09' N; 30° 15' O). O Atlantis caracteriza-se por um plateau com uma área aproximada de 410 km2, a profundidades entre os 250 e os 400 metros. A topografia do Monte Submarino Atlantis é bastante complexa e caracterizada por inúmeros picos e plateaus submarinos.
Banco Atlantis
Monte submarino
Banco
Região Autónoma dos Açores
Monte Submarino Closs
O monte submarino Closs está situado a SE do monte submarino Great Meteor nas seguintes coordenadas: 29° 36’ 47.67’’ N, 28° 59’ 03.72’’ O; a 2761 m de profundidade.
Banco Closs
Monte Submarino Small Meteor
Monte submarino
Banco
Região Autónoma dos Açores
Monte Submarino Great Meteor
Monte Submarino Condor
O monte submarino Condor está localizado cerca de 17 km a OSO da ilha do Faial, no arquipélago dos Açores. É um vulcão de forma alongada com o topo relativamente plano. O banco Condor tem cerca de 1800 m de altura, 39 km de extensão e uma largura de cerca de 23 km, com vertentes estendendo-se dos 185 aos 2003 m de profundidade.
Região Autónoma dos Açores
Ilha do Faial
Banco
Monte submarino
Banco Condor
Monte Submarino Cruiser
O Monte Submarino Cruiser situado a 32° 23’ N e 27° 37’ O, com uma altura máxima de 590 metros abaixo do nível do mar. A orientação geral deste Monte Submarino é de 320 e o seu comprimento é cerca de 70 km.
Banco Cruiser
Monte submarino
Banco
Região Autónoma dos Açores
Monte Submarino Great Meteor
O Great Meteor é um dos montes submarinos mais exaustivamente investigado em todo o mundo. É um monte submarino de origem vulcânica com um topo em planalto, com cerca de 1465 Km2 e com uma extensão de 50 por 28 km. Ergue-se de uma profundidade de quase 4800 metros até cerca de 270 metros abaixo da superfície do mar.
Região Autónoma dos Açores
Banco
Monte submarino
Monte Submarino Closs
Monte Submarino Small Meteor
Banco Great Meteor
Monte Submarino Hyeres
O Monte Submarino Hyeres situa-se a 31° 30’ N de latitude e 29° O de longitude. O cume do Hyeres está a 200 metros de profundidade. O monte é alongado segundo a direcção NO-SE e estende-se cerca de 100 Km.
Banco Hyeres
Monte submarino
Banco
Região Autónoma dos Açores
Monte Submarino Small Hyeres
Monte Submarino Irving
O Monte Submarino Irving está situado em 32° N/ 28° O. Ergue-se até 250 metros abaixo do nível do mar e apresenta um topo plano de 100 km de comprimento. A direção geral do Monte Submarino Irving é NO-SE, e tem uma forma oval.
Banco Irving
Monte submarino
Banco
Região Autónoma dos Açores
Monte Submarino Josephine
O Monte Submarino Josephine situa-se a Leste da Crista Média Atlântica, entre a ilha da Madeira e Portugal Continental (36° 40.02’ N; 14° 15.00’ O). O fundo do mar nesta área é parte da Plataforma Continental Portuguesa.
Banco Josephine
Monte submarino
Banco
Crista Média Atlântica
Ilha da Madeira
Região Autónoma da Madeira
Áreas marinhas protegidas (AMP)
Convenção OSPAR
Monte Submarino Rugoso
Monte Submarino Milne
O Complexo de montes submarinos Milne é um grupo de montes submarinos que se encontram numa área remota a Oeste da Crista Média Atlântica, cerca de 680 milhas marítimas a NO dos Açores. Este complexo inclui o Monte Submarino Milne, que se ergue até 1000 metros da superfície.
Região Autónoma dos Açores
Crista Média Atlântica
Banco
Monte submarino
Áreas marinhas protegidas (AMP)
Convenção OSPAR
Banco Milne
Monte Submarino Pico Pia
O monte submarino Pico Pia corresponde a uma das estruturas vulcânicas de idade mais recente (0.88±0.15Ma) que constituem a Elevação Madeira-Tore.
Região Autónoma da Madeira
Ilha da Madeira
Banco
Monte submarino
Elevação Madeira-Tore
Banco Pico Pia
Monte Submarino Plato
O Monte Submarino Plato está situado 330 milhas marítimas a SSO do Arquipélago dos Açores (33° 15’N, 29° 35’O). Tem uma forma alongada, com uma direção geral E-O. O Monte Submarino Plato tem cerca de 110 Km de comprimento e a profundidade mínima registada é de 580 metros.
Região Autónoma dos Açores
Banco
Monte submarino
Banco Plato
Monte Submarino Rugoso
O Monte Submarino Rugoso encontra-se aproximadamente 30 km a Norte (N) do Monte Submarino Josephine e aproximadamente 28 km a Oeste (O) do Monte Submarino Josephine North. As dimensões do Monte Submarino Rugoso são de 15 x 10 km, sendo composto por várias estruturas de natureza tectónica e magmática, alinhadas preferencialmente segundo a direção 330°.
Banco Rugoso
Monte Submarino Josephine North
Monte Submarino Josephine
Monte submarino
Banco
Ilha da Madeira
Região Autónoma da Madeira
Monte Submarino Seine
O monte submarino Seine é um monte submarino que tem um formato de cone com um único pico situado a 175 m de profundidade, o qual localiza-se a 35°-32° N e 13°-16° O.
Região Autónoma da Madeira
Ilha da Madeira
Banco
Monte submarino
Banco Seine
Monte Submarino Small Hyeres
O monte submarino Small Hyeres situa-se junto ao monte submarino Hyeres, cerca de 450 milhas marítimas a SSE do Arquipélago dos Açores, em 30° 52’ 16’’ N, 28° 34’ 18’’ O.
Banco Small Hyeres
Monte Submarino Hyeres
Monte submarino
Banco
Região Autónoma dos Açores
Monte Submarino Small Meteor
O Monte Submarino Small Meteor situa-se cerca de 20 milhas marítimas a O do monte submarino Great Meteor, a 29° 37’ 01’’ N e 28° 59’ 08’’ O e é um cone bem definido.
Banco Small Meteor
Monte submarino
Banco
Região Autónoma dos Açores
Monte Submarino Closs
Monte Submarino Great Meteor
Monte Submarino Unicorn
O Monte Submarino Unicorn situa-se 175 milhas marítimas a NE da Ilha da Madeira (34° 45.00’ N, 14° 27.00’ O), fazendo parte da Crista Madeira-Tore.
Banco Unicorn
Monte submarino
Banco
Crista Madeira-Tore
Ilha da Madeira
Região Autónoma da Madeira
Monte Submarino Voador
O Monte Submarino Voador situa-se 120 milhas marítimas a SO da Ilha do Faial (37° 56.033' N, 30° 75.334' O).
Banco Voador
Monte submarino
Banco
Ilha do Faial
Região Autónoma dos Açores
Ormonde
É um dos dois picos menos profundos do Banco Gorringe, situando-se a 48 metros de profundidade, situado a SO do cabo de São Vicente (36° 42’ N, 11° 09’ W) e possui vertentes caracterizadas por declives acentuados e imponentes.
Pico Ormonde
Monte submarino
Banco
Monte Submarino Gorringe
Gettysburg
Banco Gorringe
Ovo Estrelado
Estrutura submarina de larga escala identificada durante um levantamento realizado no plateau dos Açores (cerca de 150 km a sul do arquipélago dos Açores) no âmbito do Projeto de Extensão da Plataforma Continental. O “Ovo Estrelado” consiste numa depressão aproximadamente circular de 6 km de largura, 110 metros abaixo do fundo do oceano circundante, com uma elevação central em forma de cúpula com 3 km de diâmetro e com uma altura de 300 metros entre a base e o topo.
Região Autónoma dos Açores
Parque Arqueológico Subaquático da Baía de Angra do Heroísmo
Conjunto de pelo menos 13 sítios arqueológicos, dos quais dois visitáveis (Lidador e Cemitério das Âncoras) que representam um conjunto de pelo menos 74 naufrágios na baía de Angra do Heroísmo.
Cemitério das Âncoras
Navio a vapor Lidador
Turismo e Desportos Náuticos
Parque Arqueológico Subaquático
Mergulho
Ilha Terceira
Região Autónoma dos Açores
Limites Estabelecidos por Lei ou Convenção
Património Cultural Subaquático
Parque Arqueológico Subaquático da Caroline
Sítio arqueológico onde se encontram destroços do naufrágio do navio "Caroline", localizado em águas pouco profundas junto à costa poente da ilha do Pico, apresentando condições de visitação.
Turismo e Desportos Náuticos
Parque Arqueológico Subaquático
Mergulho
Ilha do Pico
Região Autónoma dos Açores
Veleiro da Caroline
Limites Estabelecidos por Lei ou Convenção
Património Cultural Subaquático
Parque Arqueológico Subaquático do Canarias
Sítio arqueológico onde se encontram destroços do naufrágio do navio "Canarias", o qual no século XIX transportou tropas na “Guerra dos Dez Anos” entre independentistas de Cuba e o Reino de Espanha. Os destroços localizam-se em águas pouco profundas junto à Praia Formosa, na ilha de Santa Maria, apresentando condições de visitação.
Mergulho
Região Autónoma dos Açores
Ilha de Santa Maria
Parque Arqueológico Subaquático
Turismo e Desportos Náuticos
Património Cultural Subaquático
Limites Estabelecidos por Lei ou Convenção
Parque Arqueológico Subaquático do Dori
Sítio arqueológico onde se encontram destroços do naufrágio do navio Dori (nome original Edwin L. Drake) pertencente à conhecida frota norte-americana "Liberty Ships" da época da II Guerra Mundial, localizado em águas pouco profundas e abrigadas junto à costa sul da ilha de São Miguel, apresentando condições de visitação.
Turismo e Desportos Náuticos
Parque Arqueológico Subaquático
Mergulho
Ilha de São Miguel
Região Autónoma dos Açores
Navio Dori
Frota dos "liberty ships"
Edwin L. Drake
Limites Estabelecidos por Lei ou Convenção
Património Cultural Subaquático
Parque Arqueológico Subaquático do Slavonia
Sítio arqueológico onde se encontram destroços do naufrágio do navio britânico "Royal Mail Ship Slavonia", representante das grandes vagas de emigração europeia para os Estados Unidos da América no século XIX. Os destroços localizam-se em águas pouco profundas junto à costa do Lajedo, no sudoeste da ilha das Flores, apresentando condições de visitação.
Mergulho
Parque Arqueológico Subaquático
Região Autónoma dos Açores
Ilha das Flores
Turismo e Desportos Náuticos
Património Cultural Subaquático
Limites Estabelecidos por Lei ou Convenção
Parque Marinho Luiz Saldanha
Trata-se da área marinha do Parque Natural da Arrábida, criado em 1998 com cerca de 53 Km² de área correspondente aos 38 Km de costa rochosa entre a praia da figueirinha, na saída do estuário do Sado e a praia da foz a norte do Cabo Espichel.
Arrábida
Parque Natural
Sítios de importância comunitária (SIC)
Zonas de proteção especial (ZPE)
Biomares
Ponta de Sagres
A Ponta de Sagres é um promontório localizado a sudoeste de Sagres, no Algarve, Portugal.
Reserva Biogenética
Cabo Sagres
Região Autónoma da Madeira
é um grupo de ilhas vulcânicas no Atlântico Norte, a oeste de Marrocos. Desde 1976 é uma região autónoma de Portugal que consiste na principal ilha, Madeira, Porto Santo e as desabitadas Ilhas Desertas e Selvagens.
Santana
RAM
R.A.M
Ilhas Selvagens
Ilhas Desertas
Macaronésia
Ilha da Madeira
Ilha do Porto Santo
Monte Submarino Seine
Monte Submarino Josephine
Monte Submarino Pico Pia
Monte Submarino Unicorn
Monte Submarino Rugoso
Região Autónoma dos Açores
A Região Autónoma dos Açores é constituída por um arquipélago de 9 ilhas vulcânicas localizadas no meio do Atlântico Norte sobre a Crista Média Atlântica. Fazem parte do seu conjunto as ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo, bem como diversos ilhéus.
Monte Submarino Antialtair
Parque Arqueológico Subaquático do Dori
Parque Arqueológico Subaquático da Caroline
Ilhéus das Formigas
Ilha das Flores
Ilha do Corvo
Ilha Graciosa
Ilha do Pico
Ilha do Faial
Ilha de São Jorge
Ilha Terceira
Ilha de Santa Maria
Ilha de São Miguel
Arquipélago dos Açores
Banco Dom João de Castro
Parque Arqueológico Subaquático da Baía de Angra do Heroísmo
Monte Submarino Altair
Crista Média Atlântica
Monte Submarino Plato
Banco Princesa Alice
Monte Submarino Milne
Monte Submarino Great Meteor
Bacia do Hirondelle
Zona de Fratura Hayes
Segmento OH3
Zona de Fratura Maxwell
Crista da Serreta
Canal de São Jorge
Ovo Estrelado
King's Through
Monte Submarino Condor
Monte Submarino Irving
Monte Submarino Closs
Monte Submarino Voador
Monte Submarino Atlantis
Monte Submarino Small Hyeres
Monte Submarino Hyeres
Monte Submarino Cruiser
Monte Submarino Small Meteor
Zona de Fratura Este dos Açores
Zona de Fratura Oceanographer
Banco Açor
Parque Arqueológico Subaquático do Canarias
Parque Arqueológico Subaquático do Slavonia
Ria Formosa
O sistema lagunar do Sotavento algarvio, que se estende da praia do Ancão até perto de Manta Rota. Um cordão de ilhas e penínsulas arenosas dispostas paralelamente à costa, protegendo uma laguna que forma um labirinto de sapais, canais, zona de vasa e ilhotes. O Parque Natural da Ria Formosa está situado ali, assente na importante zona lagunar aí existente, cobrindo uma superfície de cerca de 18.000 hectares, incluindo a área submersa abrangendo os concelhos de Faro, Loulé, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António.
Ria de Faro
Lagoa costeira
Parque Natural
Sítios de importância comunitária (SIC)
Zonas de proteção especial (ZPE)
Sítios Ramsar
Ria de Alvor
O sítio integra o mais importante complexo estuarino do barlavento algarvio, que resulta da confluência da ribeira de Odiáxere e do rio Alvor, provenientes da encosta sul da Serra de Monchique e que aqui desaguam.
Sítios Ramsar
Sítios de importância comunitária (SIC)
Ria de Aveiro
A Ria de Aveiro é uma lagoa costeira de baixa profundidade e extensas zonas entre marés. Estende-se por 45 km ao longo da costa ocidental de Portugal desde Ovar até Mira.
Lagoa costeira
Santana
É um município situado na costa norte da ilha da Madeira. A população em 2011 era de 7719, e a sua área de 95,56 km².
Ilha da Madeira
Região Autónoma da Madeira
Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António
O Sapal de Castro Marim e Vila Real de Stº António localiza-se no sudeste algarvio, perto da foz do rio Guadiana, abrangendo um território integrado nos dois concelhos que lhe dão o nome: Castro Marim; e Vila Real de Sto António.
Reserva Natural
Sítios Ramsar
Sítios de importância comunitária (SIC)
Zonas de proteção especial (ZPE)
Segmento OH3
É um dos três segmentos da Crista Média Atlântica (CMA) situado no interior da plataforma continental de Portugal, junto da zona de fratura Hayes. O segmento OH3, tem um vale do rifte estreito e profundo, e 46 Km de comprimento, estendendo-se entre os 34° 07’ N e os 33° 43’ N. O seu perfil de profundidade sobe desde os 3850 metros de profundidade na bacia nodal sul até cerca de 3000 metros aos 33° 57’ N.
Crista Média Atlântica
Região Autónoma dos Açores
Zona de Fratura Hayes
Vale de Rifte
Sintra - Cascais
Área que se refere ao parque natural e ao sítio de importância comunitária (SIC), situando-se no distrito de Lisboa e está distribuído pelos concelhos de Sintra e Cascais. Estende-se do limite norte do concelho de Sintra, junto à foz do rio Falcão, para sul até à Cidadela de Cascais.
Parque Natural
Sítios de importância comunitária (SIC)
Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina estende-se desde São Torpes, a sul de Sines, até ao Burgau, já na costa sul algarvia, numa faixa marítima de dois km de largura que acompanha a Área Protegida em toda a sua extensão. Abrange territórios nos concelhos de Aljezur, de Odemira, de Sines e de Vila do Bispo.
Parque Natural
Sítios de importância comunitária (SIC)
Zonas de proteção especial (ZPE)
Costa Sudoeste
Tejo
A nascente do rio Tejo localiza-se perto de Albarracín em Espanha. O rio é de cerca de 1100 km, dos quais 230 em Portugal e 43 de fronteira, com a orientação predominante próxima de este-oeste. A bacia do Tejo constitui a zona central do país. A foz do Tejo localiza-se perto da cidade de Lisboa.
Estuário
Estuário do Tejo
Zona de Fratura Este dos Açores
A Zona de Fractura Este dos Açores, de orientação geral E-O, desenvolve-se para Oeste da ilha de Santa Maria, sensivelmente ao longo do paralelo 37° N e com um desnível batimétrico de cerca de 1800 m). Com atividade sísmica muito reduzida, esta zona é considerada como tendo constituído o terceiro ramo da junção tripla dos Açores na sua fase inicial de desenvolvimento e estará atualmente inativa, com a migração para Norte da fronteira de placas Eurásia-Nubia.
Falha tectónica
Zona de Fratura
Falha Transformante
Crista Média Atlântica
Região Autónoma dos Açores
Zona de Fratura Hayes
A Zona de Fratura Hayes (HFZ) é uma estrutura geológica (falha transformante), localizada cerca de 550 milhas marítimas a sudoeste do Arquipélago dos Açores (Portugal). A HFZ atravessa a Crista Média Atlântica ao longo do paralelo 33° 40’ N, e está localizada dentro da Plataforma Continental Portuguesa.
Falha tectónica
Crista Média Atlântica
Região Autónoma dos Açores
Falha Transformante
Zona de Fratura
Segmento OH3
Zona de Fratura Maxwell
A Zona de Fratura Maxwell (ZFM) é uma estrutura geológica (falha transformante) localizada cerca de 550 milhas marítimas a norte do Arquipélago dos Açores (Portugal). A ZFM atravessa a Crista Média Atlântica (CMA) ao longo do paralelo 47° 40’ N, e está localizada dentro da Plataforma Continental Portuguesa.
Falha tectónica
Crista Média Atlântica
Região Autónoma dos Açores
Falha Transformante
Zona de Fratura
Zona de Fratura Oceanographer
A Zona de Fratura Oceanographer é uma estrutura geológica (falha transformante) situada no Oceano Atlântico Norte, que desloca da Crista Média Atlântica cerca de 130 km a 35° 10’ N e entre 35° e 36° 20' O. Esta zona de fratura tem sido exaustivamente estudada (Fox, Lowrie & Heezen 1969: Pitman, Larson & Herron 1974; Fox et al. 1976) e é caracterizada por um vale profundo, perpendicular à direção da Crista Média Atlântica nesta zona, delimitado por paredes íngremes que se elevam até 2500 metros acima do fundo do vale.
Falha tectónica
Zona de Fratura
Falha Transformante
Crista Média Atlântica
Região Autónoma dos Açores