Lista Projeto


Termo Definição Termos relacionados
Base Administrativa da Região Autónoma da Madeira (BARAM)
Delimitação e demarcação das circunscrições administrativas da Região Autónoma da Madeira
Distritos
Municípios
Freguesias
Unidades Administrativas
Biomares
Este projeto integra o programa LIFE (LIFE06/NAT/P/000192) que visa a gestão e recuperação da biodiversidade do Parque Marinho Professor Luiz Saldanha, incluído no Parque Natural da Arrábida.
Biodiversidade e Conservação Marinha
Parque Marinho Luiz Saldanha
Projeto Life
Arrábida
CORINE
O programa Corine, que significa "coordenação de informação sobre o ambiente» foi um projeto protótipo de trabalho em diversas questões ambientais iniciado em 1985. As suas bases de dados e vários dos seus programas foram retomados pela Agência Europeia do Ambiente.
---
CoralFish
O projeto CoralFish pretende avaliar a interação entre os corais de água fria, peixes e pescas de modo a desenvolver ferramentas de monitorização e de modelação preditiva para a gestão de ecossistemas em águas profundas da Europa e fora desta.
Biodiversidade e Conservação Marinha
Diretiva Quadro da Estratégia Marinha (DQEM)
A presente diretiva fixa princípios comuns com base nos quais cada Estado-Membro deve elaborar as suas próprias estratégias em colaboração com os outros Estados-Membros e os Estados terceiros, a fim de alcançar um bom estado ecológico nas águas marinhas de que é responsável.
Diretiva-quadro no domínio da água
Diretiva-Quadro da Água (DQA)
Diretiva 2000/60/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de outubro de 2000, que estabelece um quadro de ação comunitária no domínio da política da água. A diretiva estabelece regras destinadas a interromper a deterioração do estado das massas de água da UE e a alcançar o «bom estado» dos rios, lagos e águas subterrâneas da Europa até 2015. Num primeiro momento, os Estados-Membros devem identificar e analisar as águas europeias, recenseadas por bacia e região hidrográficas, adotando então planos de gestão e programas de medidas adaptadas a cada massa de água.
Monitorização e Controle de Qualidade do Meio Marinho
EASYCO
O EASYCO pretende construir uma Infraestrutura Policentrica para Modelação Oceânica Operacional no total do espaço Atlântico juntando capacidades de 5 países para fazer previsões de hidrodinâmica e biogeoquímica a uma escala regional utilizando uma grelha de poucos km's de tamanho.
Oceanografia
EUROSTRATAFORM
O projeto EUROSTRATAFORM (European margin strata formation) estudou a dispersão de sedimento marinho da sua origem à deposição (da saída de rio até ao depósito) em margens europeias contrastantes, com o objetivo de compreender como os estratos geológicos são gerados. O projecto decorreu entre Novembro de 2002 e Outubro de 2005, e foi apoiado pelo programa FP5.
Oceanografia
Geologia Marinha e Costeira
GEMAS
O projeto GEMAS, coordenado pelo IMAR/DOP da Universidade dos Açores entre 2001 e 2006 no âmbito de um contrato celebrado com o Governo Regional dos Açores, teve por objetivo avaliar os volumes de areia submersos ao largo das ilhas do Faial, Pico, Flores e São Miguel.
Energia e Recursos Geológicos Marinhos
Areias
Extração de inertes
Agregados
GLODAP
O projeto GLODAP (GLobal Ocean Data Analysis Project) é um esforço cooperativo para coordenar projetos de síntese globais financiados pela NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), DOE (U.S. Department of Energy) e NSF (National Science Foundation). O objetivo principal deste projeto é criar uma base de dados unificada de ajuda à determinação das distribuições globais de carbono inorgânico natural e antropogénico.
Oceanografia
Carbono Inorgânico Particulado
HERMES
O projecto HERMES (Hotspot Ecosystems Research on the Margins of European Seas) é um programa internacional de investigação multidisciplinar, para investigar ecossistemas marinhos profundos da Europa e seu ambiente. Foi financiado pela Comissão Europeia. O projeto teve início em Abril de 2005 e terminou em Março de 2009.
Oceanografia
Poluição Marinha
Monitorização e Controle de Qualidade do Meio Marinho
HERMIONE
HERMIONE
O projecto HERMIONE (Hotspot Ecosystem Research and Man's Impact On European Seas) continuou a partir do projecto HERMES e concentrou-se em investigar os ecossistemas submarinos. Um dos principais objetivos do Hermione era contribuir para as políticas ambientais da UE. O projecto decorreu entre Abril de 2009 e Setembro de 2012, e foi apoiado pelo programa FP7.
Oceanografia
Poluição Marinha
Monitorização e Controle de Qualidade do Meio Marinho
HERMES
Inform@r
Pretende estabelecer um sistema de inventariação, tratamento e exploração dos dados imprescindíveis para a execução do PEPC (Projeto Extensão Plataforma Continental).
---
M@rBis
O M@rBis (Sistema de Informação para a Biodiversidade Marinha) resulta da Resolução do Conselho de Ministros (RCM) nº 128/2005, e visa desenvolver um sistema de informação georreferenciada da biodiversidade marinha nacional, cujo principal objetivo consiste em fornecer as informações necessárias de forma a dar cumprimento aos compromissos de Portugal perante o processo da União Europeia de extensão da Rede Natura 2000 (RN2000) ao meio marinho, nas águas sob jurisdição nacional.
Biodiversidade e Conservação Marinha
Pesca e Aquicultura
MarBis
MONIZEE
O Sistema de Monitorização e Previsão Operacional da ZEE Portuguesa, MONIZEE, constitui um reforço das infraestruturas nacionais permanentes vocacionadas para a monitorização do ambiente marinho e zonas costeiras, bem como da capacidade de realizar a previsão das condições oceanográficas nessas áreas. Instituição Coordenadora: Instituto Hidrográfico. Divisões do Instituto Hidrográfico envolvidas (responsáveis): Divisão de Oceanografia. Início: 2008.
Oceanografia
Monitorização e Controle de Qualidade do Meio Marinho
Zona económica exclusiva - ZEE
MeshAtlantic
O projeto MeshAtlantic é financiado pelo Espaço Atlântico Programa Transnacional e a sua prioridade é a proteção e valorização dos ambientes marinhos e costeiros. O MeshAtlantic reúne competências técnicas e científicas para o mapeamento de habitats.
Biodiversidade e Conservação Marinha
ORPAM
Programa de investigação conjunto (Madeira, Açores e Canárias) designado: Observatório em Rede de Pescas e Ambiente Marinho da Macaronésia, que englobou dois projetos (ORPAM e ORPAM II), efetuados no âmbito do Programa Comunitário INTERREG IIIB.
Energia e Recursos Geológicos Marinhos
Observatório em Rede das Pescas e Ambiente Marinho da Macaronésia
Biodiversidade e Conservação Marinha
PANDMAD
Programa de campanhas de pesca experimental e exploratória, efetuadas na Madeira e Porto Santo, no ano de 2004, visando a prospeção do potencial pesqueiro de camarões Pandalídeos, designadamente as espécies Plesionika narval e Plesionika edwardsii. Englobadas no projeto INTERRREG IIIB, PESCPROF-I.
Energia e Recursos Geológicos Marinhos
PESCPROF
Biodiversidade e Conservação Marinha
PEPC
A Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar prevê nos n.ºs 7 e 8 do artigo 76º que o Estado costeiro deve traçar o limite exterior da sua plataforma continental. Mais estabelece que as informações sobre os limites além das 200 milhas marítimas das linhas de base a partir das quais se mede a largura do mar territorial devem ser submetidas pelo Estado costeiro às Nações Unidas e, mais concretamente, à Comissão de Limites da Plataforma Continental. O PEPC (Projeto de Extensão da Plataforma Continental) tem como missão reunir informação científica para traçar o limite exterior da plataforma continental Portuguesa e utilizar esta informação para preparar, submeter e acompanhar junto da Comissão de Limites da Plataforma Continental a proposta de Portugal para a extensão da sua plataforma continental.
Limites Estabelecidos por Lei ou Convenção
Batimetria e Geomorfologia Marinha
Geologia Marinha e Costeira
Plataforma continental (jurídica)
PESCPROF
Programa de investigação Macaronésico, incluindo três projetos (PESCPROF-I; PESCPROF-II & PESCPROF-III), desenvolvidos entre 2003 e 2008, no âmbito do INTERREG IIIB, que efetuaram o levantamento da biodiversidade de várias ilhas Macaronésicas até cerca de 2500 metros de profundidade.
Energia e Recursos Geológicos Marinhos
Recursos de Águas Profundas do Atlântico Centro-Oriental
PANDMAD
Biodiversidade e Conservação Marinha
PNAB
Plano Nacional de Amostragem Biológica
Pesca e Aquicultura
Biodiversidade e Conservação Marinha
Plano Regional da Água (Açores)
O Plano Regional da Água constitui o instrumento de planeamento de recursos hídricos, de natureza estratégica e operacional, que consagra os fundamentos e as grandes opções da política dos recursos hídricos para a Região Autónoma dos Açores.
Ordenamento e Gestão do Espaço Marítimo
Rede Natura 2000
A Rede Natura 2000 é uma rede ecológica para o espaço comunitário da União Europeia resultante da aplicação da Diretiva Aves e da Diretiva Habitats que tem como finalidade assegurar a conservação a longo prazo das espécies e dos habitats mais ameaçados da Europa, contribuindo para parar a perda de biodiversidade. Constitui o principal instrumento para a conservação da natureza na União Europeia.
Zonas de proteção especial (ZPE)
Banco Dom João de Castro
Recife
Lagoa costeira
Zona Especial de Conservação (ZEC)
Áreas classificadas
Diretiva Habitats Anexo IV
Diretiva Habitats Anexo II
Sítios de importância comunitária (SIC)
Espécies Diretiva Aves (anexo I)
Espécies Diretiva Aves (anexo II-A)
Diretiva Habitats Anexo I
Limites Estabelecidos por Lei ou Convenção
Biodiversidade e Conservação Marinha
Petromyzon marinus
Alosa alosa
Alosa fallax
Phocoena phocoena
Diretiva Habitats Anexo V
Globicephala melas
Stenella coeruleoalba
Grampus griseus
Ziphius cavirostris
Balaenoptera acutorostrata
Balaenoptera physalus
Armeria berlengensis
Biscutella vicentina
Diplotaxis vicentina
Chaenorhnum serpyllifoium lusitanicum
Plantago almogravensis
Jasione lusitanica
Jonopsidium acaule
Linaria ficalhoana
Omphalodes kuzinskyanae
Santolina impressa
Limonium multiflorum
Limonium lanceolatum
Herniaria maritima
SEPLAT
O programa SEPLAT - “Cartografia Sedimentar da Plataforma Continental Portuguesa” foi iniciado em 1974 no Instituto Hidrográfico com financiamento integral da Marinha. O objetivo do programa é o conhecimento e cartografia sistemática dos depósitos sedimentares da extensão oceânica do território nacional (entre a linha de costa e a vertente continental superior). Baseada na amostragem regular e análise posterior de amostras do fundo marinho e destina-se a substituir as antigas "Cartas Litológicas Submarinas", publicadas entre 1913 e 1941.
Geologia Marinha e Costeira
Sedimento
Depósitos sedimentares
Sedimentos superficiais